segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Somos bando ( para Alice Queiroz)



Chamaram-te os teus olhos e e o teu sorriso.
Viste-me perdida.

Entrei no bar como poetisa atrevida, em concurso.
Noite dentro. Sozinha.
E tu, andorinha arribada. Eras graça, ninho aberto
E e no teu bico as flores eram versos
Que não te atrevias a partilhar. Recheados de candura.

O teu bando foi crescendo, com naturalidade
E alegria E o abraço de um retalho de céu.
Perdoavas-me as ausências “vens de longe, Teresa!”

Éramos do bando, dos afetos e dos jardins perfumados.
E da poesia que as andorinhas escreviam nos beirais, fio a fio.
E o meu voo ao teu ficou abraçado.

Partiste, mas a andorinha pequenina, de asas brancas, esvoaça na sala
Ainda.
Asas que me ofereceste. Sorriso celeste. Poesia inacabada.

Teresa Almeida Subtil

8 comentários:

  1. Comovida e bonita homenagem a Alice Queiroz.
    "o meu voo ao teu ficou abraçado" Tão belo, Teresa, todo o poema.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Belíssimo poema (encantador. ..) ,
    com homenagem sentida e deslumbrante
    nas construções imagéticas, voo
    etéreo do sopro da Poesia!
    A imagem escolhida belíssima.
    Com mais tempo, irei buscar conhecer
    a poética da Alice Queiroz. ..
    Beijinhos, querida poetisa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero também deixar um abraço
      bem apertadinho de afeto de
      amizade solidária a este
      momento de perda da tua amiga.
      Esta homenagem belíssima tua fez
      um voo de alma. ..
      perda

      Eliminar
  3. "Chamaram-te os teus olhos e o teu sorriso.
    Viste-me perdida"

    Teresa,

    nunca, antes de teus versos que cito, vi tão dolorosamente descrita uma "ausência irreversível".

    a mim me bastam esses versos para saber quanto sentes a morte de tua amiga.

    e se me permites direi também: "vens de longe, Teresa"!... e assim talvez eu tenha encontrado a forma justa de a poder homenagear também.

    abraço solidário, amiga

    ResponderEliminar
  4. Uma comovente e bela homenagem poética. Excelente, gostei muito. Parabéns.
    Bom fim de semana, amiga Teresa.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  5. Querida amiga
    É- me tão presente aquela imagem tão cativante carregando sempre , mas sempre as suas flores ! A sua poesia é feita de pele e aromas e foi subindo os degraus do reconhecimento . . Tudo era tão afecto !
    E foi com afectos e o nosso afecto , que havemos de homenagear sempre a Alice Queirós!
    Quando o votação fala , nascem poesias assim !
    Abraço !

    ResponderEliminar
  6. Uma homenagem lindíssima, e tocante, assinalando a perda de sua amiga, pelo que me apercebi... o que lamento imenso!...
    Deixando um beijinho e um abraço super apertado...
    Ana

    ResponderEliminar

LIBERDADE