sábado, 21 de dezembro de 2019

Magia do Natal



Nunca esquecerei a magia do Natal, nem teus olhos em brasa em frente às filhós e às rabanadas. Não quero perder-me num universo sem estrelas. Quero o Natal todos os dia e a desoras.

Avó, continuas sentada ao lume a tender bolas de sertã na saia rodada, negra e comprida e o pano de linho entre ela e a massa. E o azeite no ponto, que bem cheirava! Se não fosse esse ambiente, a fogueira na praça e o beijo ao Menino Jesus, o Natal não era nada. Eu sonhava e rezava por brinquedos que nunca tive, mas quando acordava lá estava o sapatinho junto à cinza e qualquer coisa nele brilhava. "Lembraram-se de mim!" Era o mais importante. Que magia era aquela que não me dececionava! Bastava a reunião da família para que o calor irradiasse pela noite fora. Bastava que ninguém faltasse naquela hora. E como o silêncio falava! Depois as pessoas fizeram-se estrelas e deixaram o lume aceso para que o espírito de Natal não se apagasse em nós.

Teresa Almeida Subtil

11 comentários:

  1. Toda a ternura e doçura do Natal poetizadas.
    FESTAS FELIZES, COM TUDO A SEU CONTENTO.
    Beijinhos
    ~~~~~

    ResponderEliminar
  2. Que lindinho, querida Teresa! Natal é isso, é amor, nada mais! Nossos corações estão em festa, está sobrando generosidade, amor, sensibilidade, época de perdão, também, e muitos outros sentimentos. Mas eu queria um Natal para o ano inteiro!
    Querida, foi excelente a interação que tive com você nesse ano que está fechando! Desejo um lindo Natal pra você e sua família, e um 2020 com paz e alegria!
    Beijo grande, voltarei ao blog em início de janeiro!

    ResponderEliminar

  3. Querida Teresa

    Belíssimo texto.
    E com ele e com a música que aqui nos traz sentimos a alegria e a magia do Natal.

    FELIZ NATAL, MINHA AMIGA.

    beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  4. uma rabanada, assim, acabadinha de fazer, por mãos sábias,
    quem poderá resistir, Teresa?

    e como resistir também e essa evocação tão cálida de um tempo
    sem tempo, que perfuma a vida com seu gosto a canela?

    desejo um Feliz Natal para ti e todos os teus.

    beijo.

    Feliz Natal

    ResponderEliminar
  5. Palavras tão sentidas e tão plenas de amor. Recordei os meus tempos de criança, não haviam "grandes dinheiros" mas havia uma magia especial no Natal, que fazia cintilar o meu coração.
    Desejo-lhe um Natal muito Feliz e um Ano Novo repleto de estrelas de alegria, paz e felicidade.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. “Que magia era aquela que não me dececionava! Bastava a reunião da família para que o calor irradiasse pela noite fora. Bastava que ninguém faltasse naquela hora. E como o silêncio falava! Depois as pessoas fizeram-se estrelas e deixaram o lume aceso para que o espírito de Natal não se apagasse em nós.”

    Um trecho deste teu belo texto sobre o Natal. Uma beleza!
    Meus votos de um Feliz Natal, querida amiga Teresa. E que o Ano Novo seja de alegria e paz para toda a sua família e para todos os nossos irmãos portugueses.
    Um beijo.
    Pedro

    ResponderEliminar
  7. Que lindo e emocionante texto!
    Eu viajei, em frente às rabanadas, vi a saia negra da avó, vi a família unida à mesa! Senti o conforto de um lar, senti a magia do Natal!

    Um Santo e Feliz Natal! Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Uma bela e delicada forma de escrever sobre este período do ano, o Natal, que parece ainda tão cheio de significados para a tua memória, Teresa. Eu também tenho muitas boas lembranças do Natal. Espero que tu possas vivenciar outros tantos bons momentos, agora e no próximo ano. Um abraço!

    ResponderEliminar
  9. Um texto belíssimo, Teresa!... Que me remeteu para as minhas estrelas... Tão verdade, a última frase!...
    Deixo um beijinho, e os meus votos de que passe um Natal muito, muito feliz, na companhia dos que lhe são mais queridos, Teresa!... Com muita saúde, amor e paz... e recheado de momentos assim... bem doces e memoráveis!
    Tudo de bom! Festas Felizes!
    Ana

    ResponderEliminar
  10. Perfumas a magia do momento com este texto e a tua presença.
    Boas festas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Agradeço a beleza e o carácter do que escreves...
    Também todo o apoio, incentivo e carinho que me dedicas.
    Interagir contigo foi uma excelente oferta do Ano Velho...
    Em 2020, desejo que se concretize tudo o que desejas e sonhas.
    Abraço terno e festivo.
    Beijinhos
    ~~~~

    ResponderEliminar