terça-feira, 3 de janeiro de 2023

MEMÓRIA DE UMA DÉCADA





BALBINA MENDES


A artista plástica Balbina Mendes é nordestina, de Malhadas - Miranda do Douro (1955). Cedo conheceu a dureza do trabalho e maturou uma vontade desenfreada de mudança e de progresso. Nas leituras que, à época, a Biblioteca Itinerante Calouste Gulbenkian proporcionava, encontrou o húmus de um visceral impulso cultural. Conseguiu o apoio do pai, emigrante na Alemanha, e enveredou pelos caminhos do saber. Consta da sua biografia que “possui mestrado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes. Vive e tem atelier em Vila Nova de Gaia. Realizou diversas exposições individuais em Portugal, Espanha, E.U.A, Bélgica, Áustria, Austrália e Índia. Participou em dezenas de exposições coletivas. É membro da Sociedade Nacional de Belas Artes, da Cooperativa dos Artistas de Gaia e da Cooperativa Árvore. Está representada em várias coleções públicas e privadas em Portugal e no estrangeiro.” É autora de várias capas de livros, tendo dado rosto à Antologia da Academia de Letras de Trás-os-Montes “ROSTOS DE TERRA”.

Professora de profissão, festejou o entusiasmo e a satisfação nos olhos dos alunos. E a sua narrativa pictórica vai acontecendo. Evoca a paisagem e recria a vida no campo em vertigens de exuberância e nostalgia. A terra de Miranda é substrato que a impulsiona, o lugar de onde sai sem nunca ter saído. A luz da candeia nunca a abandonará. Estriba-se nas raízes de uma cultura ancestral onde palpita a amerosidade de uma língua que já se falava nos alvores da nacionalidade - a língua Mirandesa. Na verdade, são cada vez mais os que a amam, a falam e divulgam. Nos seus livros imagem e palavra complementam-se e é um gosto renovado encontrarmos reflexões poéticas de Miguel Torga, António Machado, Unamuno, Amadeu Ferreira, Fernando Pessoa e outros. 

Na expressão da artista transmontano-duriense ecoam as potencialidades da sua origem raiana, de geografia planáltica e abrupta, As águas vivas do rio Douro são caminho de persistência, de salto, de apego e de imparável busca. E, como o rio, é inquieta e vive uma aventura entre “vagas e vagas sideradas e hostis” (Torga 2005), olivais e laranjais, socalcos de vinhedos, segredos e remansos que entrega na intimidade das tintas e dos pinceis. A autora enaltece e eterniza a beleza e riqueza das margens do Douro, vivências, cultos, tradições, traços comuns entre Portugal e Espanha. Abraça o rio da nascente à foz, exalta-o e acrescenta-lhe a sua própria comoção. Deste modo, Balbina Mendes inscreve o seu nome na história impetuosa deste rio, factor de desenvolvimento, de aproximação e, merecidamente, património da humanidade. 

Na pesquisa da artista emerge o protagonismo da máscara como elemento identitário partilhado pelos dois povos fronteiriços. Assim, articula o passado e o presente, valoriza e dá visibilidade cromática às festas de inverno e aos rituais a que estão associadas. E aposta no potencial das festas dos rapazes e dos caretos, força simbólica que marca a sua poesia visual. Poder mágico com forte expressão na pintura de João Vieira e Graça Morais. Também António Pinelo Tiza (2013) refere, nos seus estudos, o carácter iniciático, as funções profiláticas, a luta dos opostos, o culto da fertilidade e o caráter sagrado da máscara. Uma experiência de poder, de espanto e de intervenção social. 

É intemporal o fascínio das máscaras, um campo cultural intangível que a pintora trabalha e vai metamorfoseando Uma linguagem pujante e diferenciada cuja visibilidade poderá ter o mérito de ajudar a revitalizar a região. 

Consciente do valor antropológico, arqueológico, sociológico e simbólico, como refere Domingos Loureiro, Balbina continua a desenvolver a temática onde a memória é estribo e impulso. Revisita, relança e ensaia um voo mais profundo assente num universo fascinante: O ROSTO, MÁSCARA INTEMPORAL, que corresponde a um projeto de cariz científico, iniciado em ambiente académico. 

A artista, alicerçada na magia da ancestralidade, ousa imprimir o seu traço contemporâneo. Expõe-se, analisa, invade, desmonta, cria e recria. E sobre a máscara surge o rosto. O rosto é máscara, afirma a autora. “Percebe-se que o caminho já não passa pela simplicidade formal de nos colocarmos por trás da máscara, como muitas personagens anteriores, mas de colocar o Rosto ao nível da Máscara, e a Máscara ao nível do Rosto.” (Domingos Loureiro / 2021). O vidro acrílico é, simultaneamente, máscara, poema, reflexo e porta de várias transfigurações. E, neste baile de emoções, o observador, como num passe de mágica, sente-se motivado a entrar, para logo de seguida se sentir expulso. Balbina implica-nos nesta viagem. O diálogo é permanente entre a máscara, o rosto, a palavra e o observador. E, mais uma vez, Fernando Pessoa, o poeta que teve o engenho de se desdobrar em várias personalidades, é convocado a esta plêiade de emoções. A pintura também se aprende, diz a autora. De olhar arguto, perscruta o sentir do observador. Importa-lhe o diálogo e a interação. 

Na verdade, visitar uma exposição é ter a oportunidade de tomar o pulso a um específico sinal de libertação. 

A obra de Balbina é, marcadamente, simbólica, e quem lhe segue os passos é apanhado em ondas de espiritualidade e de incontornável lirismo. A arte faz história ao aportar um mundo surpreendente e o desafio é, para a pintora, uma inevitabilidade. 

Teresa Almeida Subtil


12 comentários:

  1. É, a arte é, talvez, ingrata
    Querida amiga Teresa
    Arte efêmera, com certeza
    É a culinária que trata
    E existência que refrata
    O belo e o bom no instante.
    Literatura é vibrante
    E quase eterna, talvez
    A pintura só tem vez
    Localizada e ante...

    Estive hospitalizado e já estou bom, graças a Deus. Abraço fraterno. Laerte.

    ResponderEliminar
  2. Querida Teresa
    Que texto fantástico, este! Apresentando-nos esta artista, Balbina Mendes, leva-nos por uma viagem em que nos comprazemos com o desenvolvimento da pintura e da filosófica transposição para a Máscara que se confunde com o Rosto e vive-versa.
    Desejo-lhe um Ano de 2023 com tudo o que mais deseja.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  3. Uma apresentação de uma artista que desconheço, fantástica, minha Amiga Teresa. Balbina Mendes que, tem, segundo diz uma arte marcadamente simbólica e cheia de espiritualidade, deve ser muito do meu agrado. Hei-de pesquisar.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Uma notável apresentação, Teresa!
    Um nome a que prestarei atenção futuramente, pois ainda não conhecia!
    Aproveito para deixar um beijinho, junto com os meus votos de um feliz 2023, com saúde, e que seja pleno de bons momentos e boas conquistas! Lamento não ter conseguido chegar aqui, a tempo da quadra natalícia, que espero tenha sido passada de uma forma muito feliz, na companhia dos seus, Teresa!
    Tudo de bom, para o Novo Ano... que esperemos seja mais pacífico para o mundo... e nos premeie com menos turbulência...
    Ana

    ResponderEliminar
  5. gostei muito de ler este texto, escrito com vivacidade e sabedoria
    espero que estejas bem, minha amiga Teresa
    beijo

    ResponderEliminar
  6. Minha amiga Teresa, imagina, sob um calor de 30 graus, a alegria dobrada que tive neste final de semana. Primeiro, sem hierarquia, este requintado texto para nos apresentar Balbina Mendes. Disse-nos tudo , mas, os que quiserem saber mais, é pesquisar. É buscar a sua obra. E voltamos a ficar mais perto contigo na minha e comigo na tua!
    Abraços para comemorar o reencontro,
    José Carlos

    ResponderEliminar
  7. Bom dia, querida Teresa
    Muito obrigada pela sua participação na "Quinzena do Amor"
    Adorei o poema. :)
    Um bom fim de semana.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata pelo desafio, querida Olinda.
      Tive o maior prazer em participar na QUINZENA DO AMOR. O "Xaile de Seda" é um dos meus blogues de culto.
      Grande abraço.

      Eliminar
  8. Olá, querida Teresa, que bela apresentação dessa artista que
    não conhecia.
    Balbina Mendes, sim, estou agora de olho nela, no seu trabalho!
    Que bom começarmos o ano aqui e acolá, amiga!
    Um feliz domingo, saúde e paz sempre.
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  9. Em boa hora deu a conhecer os principais traços biográficos desta artista. Obrigado pela enriquecedora partilha.
    Gostaria de a convidar a participar em:

    2ª CELEBRAÇÃO DE S.VALENTIM

    A SETA DE CUPIDO


    Fico a aguardar o seu contributo.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Digo presente, caro Juvenal.
      Abraço de amizade.

      Teresa Almeida Subtil

      Eliminar
  10. Uma notável apresentação.
    O nome Balbina Mendes acho que ja ouvi, mas não conheço a sua obra.
    Vou ficar atenta,
    Abraço e brisas doces ***

    ResponderEliminar