quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Feira do Livro GCM - 2014


Feira de l lhibro

Cheguei al jardin cula nuite a cair i l cielo  a amenaçar mudar a qualquiera momiento, tal cumo la bida: debrebe i resbalina.
Ls lhibros passórun a pertencer àquele lhugar, ls caminos perdírun la dureza i ls passos tornórun-se lhebes, mais lhebes que nunca. Ye siempre esta sensaçon d'ouséncia, de bolo, de star i nun estar. Ye l prazer de me perdir ne l berso solto i a ganhar bida própia - na boç, na spresson, na melodie i na antrega de cada un. Alguien que, por sfregantes, saliu de si i festeijou la palabra amigo. 
L lhibro biaija de mano an mano, i nele l alegrie, la rábia, l amor i l spanto de quien l screbiu. Stou cierta de que, de cada beç q'un lhibro s´abre, s´ ancuontra algo de nuobo i que bamos percebendo la forma cumo l'outor se bai çpindo, debagarico.
 La chuba nun chegou a cair, mas you senti-la nas lhágrimas que derramei por drento, ne l poema que la nuite screbiu i ne l cheiro de cada pétala que guardei ne l peito.

Naquel abraço, scrito i dedicado, seguiu l afeto i la berdade dun sfregante que baliu la pena.


Cheguei ao jardim com a noite a cair e o céu a ameaçar mudar a qualquer momento, tal como a vida: fugidia e imprevisível.
Os livros passaram a pertencer àquele espaço, os caminhos perderam a dureza e os passos tornaram-se leves, mais leves que nunca. É sempre esta sensação de ausência, de voo, de estar e não estar. É o prazer a deambular no verso solto e a ganhar vida própria - na voz, na expressão, na melodia e na entrega de cada um. Alguém que, por momentos, saiu de si e festejou a palavra amigo.  
O livro viaja de mão em mão, e nele a alegria, a raiva, o amor e a perplexidade de quem o escreveu. Estou certa de que, de cada vez que um livro se abre, se encontra algo de novo e que vamos percebendo a forma como o autor se vai despindo, devagarinho.
 A chuva não chegou a cair, mas eu senti-a nas lágrimas que derramei por dentro, no poema que a noite escreveu e no perfume de cada de pétala que guardei no peito.

Naquele abraço, escrito e dedicado, seguiu o afeto e a verdade de um momento que valeu a pena.


Teresa Almeida Subtil

5 comentários:

  1. Bem podes estar segura que o "Livro" tem o Dom de ser oportuno: a cada leitura se "lê" o sentir e disposição do momento presente e não (seguramente) o que as palavras impressas querem dizer.
    Cada um sente o que sente.
    Gostei.


    Beijos



    SOL

    ResponderEliminar
  2. Os livros têm vida, têm alma, têm emoções. São companheiros e amigos das mais diversas ocasiões...

    Gostei muito do teu texto querida Teresa...

    Beijinho meu...

    ResponderEliminar
  3. Olá Teresa!
    Depois de vários meses de ausência cá estou novamente!
    Os livros influenciam muito mais a nossa vida do que poderá supor-se à partida.
    Quer a chuva ameace ou não, quer os livros se apresentem sujos e gastos, ou novinhos em folha. Cada livro tem uma personalidade à qual cada leitor acrescenta algo mais.
    Maravilha comunicares também na Língua Mirandesa!
    Bom fim de semana, Teresa!
    xx

    ResponderEliminar
  4. Há momentos que valem a pena.
    Tal como ler o seu magnífico texto.
    Teresa, tenha uma boa semana.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Passei para ver as novidades...
    Teresa, minha querida amiga, aproveito para lhe desejar um bom domingo e uma boa semana.
    Um abraço.

    ResponderEliminar